Arthur, você tem só quase três anos, na data de hoje, mas sei que ao crescer vai começar a ler esse blog, que a vovó criou para você mesmo e muitas coisas vai aprender, analisar e refletir por aqui.

A vovó tem uma amiga que mora em uma chácara muito bonita, um pouco distante de nós, pois é lá no Estado do Paraná e ela tem um grupo chamado Vi Vendo na Roça, onde nos mostra toda a beleza da terra, desde suas plantações, modo de viver, até o dia a dia com os animais. Hoje, ela nos apresentou uma verdadeira aula da VIDA, as fases do nascimento de um pintinho e eu quero deixar registrado aqui para, mais tarde, você aprender, vendo, observando (não tem melhor didática que essa). Grata, Margarete Bedim, pelas fotos e sugestão de aprendizado!

ovo

“Depois de 21 dias embaixo da mamãe galinha, esquentados por seu corpo e penas, eu ja estou pronto para vir ao mundo. Dou uma bicadinha quebrando a casca para eu sair.”

ovo1

“Tou com pressa…mais umas bicadinhas e a casca vai quebrando…”

ovo2

“Tou quase livre da minha casquinha…ninguém pode querer ajudar e tirar para mim. Meu corpinho precisa sair sozinho. O calor vai me secando e logo estarei pronto. Primeiro saem minha cabeça e asinhas. A parte da bundinha e umbigo são as mais demoradas se alguém tirar a casca minhas tripinhas sairão para fora do meu corpinho e eu morrerei.”

ovo3

“Ufaaa agora sim… Livre!”

ovo pinto

“Oi… Já estou tão bonitinho!”

ovo galinha e pinto

“Com meus irmãos embaixo da mamãe galinha…e ninguém mexa conosco porque a mamãe fica brava..rsrs”

ovo e galinha

Tão pequeno, escondido sob as asas da mamãe, mas tem que esperar todos os irmãos nascerem para sairem todos juntos do ninho com a mamãe.”