Não adianta somente instalar bloqueadores de tomadas, protetores de maçanetas e portas ou tentar blindar sua casa contra os perigos.

Você precisa, em primeiro lugar pensar como uma criança…olhar à sua volta e visualizar tudo o que ele(a) pode imaginar e desejar fazer. Se eles engatinham, deite no chão e tenha a mesma visão panorâmica da área que eles estão prontos para explorar. Encontre tudo que seja perigoso e que possa atrair a atenção do seu bebê.

Se ele já anda, você deve redobrar a atenção!!! E nunca subestime o seu filho, pois com certeza você pode estar diante de:

1- …um futuro Alpinista porque ele já adora escaladas e quer olhar o mundo do alto;

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Dica:  Com as redes de proteção e portōezinhos, você bloqueia o acesso da criança ao perigo, mas ela precisa ser ensinada e vigiada em todos os lugares.

2- …ou de um Chef de cozinha que adora mexer nas panelas do fogão ou no próprio fogão;

 

criança-mexendo-no-fogão

Dica:  Lugar de criança é longe do fogão …hoje em dia algumas cozinhas ficaram conjugadas com a sala, não existem paredes e portas que as separem. Na hora que for cozinhar, afaste as crianças e depois que terminar coloque bloqueadores nos botões e trava na porta do fogão.

3- …ou de um Químico Farmacêutico que adora manipular pílulas, remédios e produtos químicos;

criança2

Dica:  Infelizmente balas coloridas e remédios são muito parecidos e para os pequenos é tudo a mesma coisa. Coloque os remédios em uma única caixa e longe do alcance deles. Fale com eles que aquilo é muito ruim, explique os resultados e ensine do seu modo como eles podem compreender o que pode acontecer. Só esconder não resolve: precisamos ensinar. Pois eles podem vir a experimentar na casa de outra pessoa por curiosidade.

4- …ou de um Engenheiro ou Arquiteto que adora construir prédios com os brinquedos para pegar algo no alto;

escalando-estante

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Dica:  Se os seus pequenos tem muitos brinquedos grandes que empilhados servem de escada, tire tudo que é de risco e que pode ser alcançado no ambiente onde estão esses brinquedos. Evite que eles levem esses brinquedos para perto de janelas, banheiro, cozinha e todos os lugares da casa que com as genialidades deles possam se tornar perigosos.Você vai precisar analisar a fundo os potenciais banquinhos improvisados e outras ferramentas que o seu pequeno gênio pode inventar.

5- …ou  de um engenheiro elétrico que vai testar  todos os fios e tomadas pela casa e ver para que serve;

acidentes_domesticos_com_criancas620

Dica:  Criança e tomada é uma história muito antiga. Nessa fase eles gostam de colocar e tirar, encaixar e desencaixar. É bom que usem as tampinhas que bloqueiam as tomadas por toda a casa. Mas não se esqueçam de demonstrar à criança que mexer em tomadas faz um “dodói” muito grande. Não se esqueçam que sua casa vai estar protegida, mas as outras casas que vocês visitam não!

6- …ou de um  aspirante a Provador/Degustador  que vai colocar na boca tudo que está ao seu alcance inclusive o cocô do seu cachorro, acredite;

 

Crianca-comendo-inseto

 

criança5

Dica:  Certifique-se de que seu filho não tem acesso a quaisquer solventes ou produtos de limpeza nocivos – sua pia da cozinha pode ter uma verdadeira coleção de líquidos mortais. Ensine seus filhos também, o que significa o simbolo de uma caveira com ossos cruzados em um recipiente. Coloque o número dos telefones do Centro de Intoxicação da sua cidade ou estado, bem visívelis. Muita gente já precisou desse número e salvaram seus filhos.

7-  …ou de um futuro Nadador que desde cedo  já nada no seu berço e pode ficar preso na grade ou sufocado nas cobertas;

 

criança no berço

Dica:  Berço X Cobertas podem ser os vilões da sua casa. Confira as medidas das grades do berço de seu filho, se estão nos padrões. Não coloque nenhum enfeite que possa sufocá-lo.

8- …ou de um Bailarino(a)  que adora dançar mesmo com os cadarços desamarrados dos tênis;

criança8

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Dica:  Acidentes e tombos com cadarços desamarrados dos tênis são frequentes. Mas numa escada rolante são terríveis podendo até causar danos irreversíveis. Prefira usar nos pés das crianças calçados com velcro.

9- …ou de um Cabeleireiro que ao encontrar uma tesourinha faz o seu corte predileto;

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Dica:  Ah!…essas famosas tesourinhas sem ponta, parecem tão inofensivas…mas não nas mãos dos nossos criativos filhos. 

10- …ou de um Arremessador de peso que adora atirar seus brinquedos para todos os lados;

bebe-jogando-objetos-ao-chão

Dica:  Tem sempre algumas fases que as crianças adoram chutar e arremessar. Assim que notar essa fase, recolha todos os brinquedos pesados. Quando perceber que eles começaram a entender que arremessar brinquedos  pode machucar, então devolva alguns dos brinquedos. Cuidado, pois nessa fase algumas coisas vão quebrar se você não fizer algo rápido.

11- …ou de um Veterinário  que ama  gatos, cachorros, ou de um  Entomologista que pega em insetos e até baratas;

criança com inseto

 

criança com barata

Dica:  As crianças adoram tudo que anda ou se mexe. Se estão engatinhando, fique atenta com formigas, baratas e todo tipo de inseto que entra em sua casa ou em outras casas que você costuma visitar.  Adoro quando animais interagem com as crianças, mas sempre esteja atenta se o animalzinho está acostumado com elas.

12- …ou então um Desenhista/ Artista  que enquanto faz a sua arte inspiradora na parede acaba colocando no nariz ou ouvidos giz de cera, tampinhas da caneta ou pequenos objetos;

criança16

criança15

Dica:  Geralmente quando você menos imagina eles estão testando ou experimentando sua criatividade e testando os buraquinhos do corpo, colocando lá para dentro tudo aquilo você nem tem idéia. Mostre essa foto e talvez eles possam entender como pode ser dolorido ter que tirar pequenos objetos do nariz.

13- ou se adora olhar para os aquários de peixes, ou um balde d’água da faxina, você pode estar diante de um aspirante a Mergulhador, mas redrobre atenção! As crianças podem se afogar em até mesmo num balde ou bacia com apenas alguns poucos centímetros de água!

acidente com balde Acidentes domésticos - 1

criança e aquario

crianca-acidente

Dica:  As crianças podem cair dentro de um balde e se afogar. Mantenha as crianças longe de baldes mesmo se tiverem pouco liquido.

Não existem quantidades suficientes de objetos ou itens de segurança que substituam a supervisão ou acompanhamento regular e direto de um adulto.

É necessário INSTRUIR, INTERAGIR e ENSINAR.

Ensine sobre a segurança e recompense seu filho pelas escolhas seguras. Logo ele vai associar e observar o que é melhor e mais seguro.

Atualmente vejo crianças e até bebês que sabem ligar e desligar um computador. Por isso sempre soube que conversando e mostrando o que era certo ou errado, ou o que ligava e desligava, ou o que acendia e apagava, ou o que era quente ou frio, eles logo aprendiam. E até hoje ainda descubro quantas coisas nossos pequenos gênios aprontam diante dos nossos olhos.

  • Texto e dicas de autoria da Vovoaki  e imagens: google
Anúncios